Review de Cyanide & Happiness – Freakpocalypse

Cyanide & Happiness surgiu em 2005 na forma de webcomic, em uma idade mais ingênua da internet. Combinando uma arte tosca, baseada em palitinhos, com um humor selvagem que beirava o sombrio e não se esquivava de temas polêmicos, o coletivo de criadores Explosm se destacou. A tira foi escolhida cinco anos depois porquê uma das dez melhores webcomics de todos os tempos. Sua popularidade se transformou em longevidade, mesmo em uma era em que memes se tornaram uma linguagem própria e o politicamente incorreto se tornou uma bandeira política.

Com mais de quinze anos de quadrinhos, curtas de animação, programas de televisão e até jogos de cartas, faltava levar esse humor para os jogos eletrônicos, à exemplo dos veteranos e precursores do South Park. A primeira tentativa resultou no espúrio e mal planejado Rapture’s Rejects, que buscava um lugar no extremamente competitivo mercado dos battle royales. Desta vez, a Explosm se juntou com a desenvolvedora Skeleton Crew Studios para acertar uma mosca e errar outras com Cyanide & Happiness – Freakpocalypse.

quotidiano de um banana

Coop é o protótipo do jovem fracassado: seus pais morreram em um acidente de coche, não tem amigos na escola, se atrapalha em tudo que faz, é perseguido pelos bullies e é menosprezado pelos professores e pela direção da escola. Não está fácil, mas Coop tem um bom coração e deseja somente ajudar os outros e conseguir um par para o dança da escola. Você já viu esse cenário dezenas de vezes em dezenas de obras, mas não com o humor ácido de Cyanide & Happiness.

Rir da desgraça alheia é um dos esportes favoritos da raça humana e Coop está cá para isso. Ele se torna o seu simpático saco de pancadas, embora haja momentos no jogo em que a reinação perde a perdão e você espera o ponto de viradela do protagonista. enfim, você controla Coop, logo, você é o alvo de todo tipo de humilhação provável. Felizmente, o personagem tem uma resposta sarcástica ou auto-depreciativa para sua própria vida e aquilo que o murado.

O que está acontecendo aqui?!

Que é isso, fessor?

Ao longo da façanha, você terá contato com professores neuróticos, velhos tarados, situações nojentas, piadas de duplo sentido, piadas explícitas de pinto, violência física e outras bizarrices que testarão o poder da quinta série dentro de você. A trama lentidão a engrenar (e o tutorial é insuportavelmente longo e vergonhoso), mas é somente uma questão de tempo para você se identificar com o jovem Coop, torcer pelo seu momento de glória e gargalhar com suas presepadas.

Verborragia pura

Cyanide & Happiness – Freakpocalypse se propõe um adventure, daqueles em que você clica em objetos, recolhe alguns, combina outros e resolve os problemas do jogo. Felizmente, não encontramos cá o vício vetusto de permanecer procurando pelo pixel exato que terá suas respostas (porquê acontece no recente Encodya). Por outro lado, temos uma overdose de interação e esse é certamente o maior defeito do jogo.

Cyanide & Happiness

Sim, o jogo é desbocado. O que você esperava?

O adventure traz cenários muito muito desenhados, preservando o estilo característico da franquia e repletos de detalhes. Em certa medida, é quase porquê se fosse um jogo de “hidden objects”, porque Coop pode interagir com praticamente tudo. Enquanto os adventures tradicionais traziam um único objeto oculto que precisava ser encontrado com precisão milimétrica, desta vez temos muitas vezes mais de dez elementos clicáveis em cena. Para cada um deles, sem exceção, Coop tem um reparo.

O dublador do jogo está de parabéns. Esse herói sem cobertura gravou milhares de falas individuais para os elementos com que você pode interagir, sem deixar tombar a peteca. Sem racontar os vários diálogos que completam a reinação. É compreensível logo que o jogo traga somente legendas em português e não uma dublagem lugar, porque seria uma tarefa hercúlea. Até mesmo as legendas falham em alguns pontos: a escolha da natividade faz com queo “cê cedilha” fique representado maior que as outras letras e algumas (raras) passagens continuaram em inglês.

Cyanide & Happiness

… e morreu.

Porém, esse excesso de informação é uma faca de dois gumes. O jogador que se dispuser a realmente clicar em tudo irá gastar um tempo enorme e o ritmo será prejudicado, em troca de itens cosméticos desbloqueáveis ou troféus. Considerando-se também que murado de metade das piadas não serem tão engraçadas quanto seus criadores pensam, aquele que clicar em tudo será exposto a um volume sufocante de vergonha alheia.

Em contrapartida, aqueles que não clicarem em quase zero e somente no estritamente necessário para executar as missões terão uma experiência também subordinado do desejado. As pistas são claras e os objetos importantes são levemente destacados, logo é provável resolver a maioria dos desafios sem problemas e até mesmo ignorar as missões paralelas. Porém, quem se concentrar somente nisso irá perder muitas piadas hilárias, não absorverá o espírito de Cyanide & Happiness e irá reclamar que Freakpocalypse é restringido.

Cyanide & Happiness

Planet Hemp na dimensão!

Tecnicamente, há quem tenha terminado o jogo em somente duas horas. Da minha troço, inicialmente eu estava clicando em tudo e me entediando. A partir do momento em que comecei a limitar minha exploração, tive uma jornada muito mais prazerosa que levou seis horas e meia para ser “concluída”.

Cyanide & Happiness retornam… um dia

O que nos leva ao segundo grande problema de Freakpocalypse: ele não termina. Boa troço dos elementos que você vê no marketing ou mesmo no trailer não está presente no jogo. Não dá para invocar de propaganda enganosa porque a página do jogo nas lojas deixa simples que se trata do primeiro título de uma trilogia. Inclusive o nome completo desse incidente é “Part 1: Hall Pass to Hell”. A façanha termina em seguida um evento de proporções colossais que altera completamente o status quo de toda a cidade.

Cyanide & Happiness

Uma cidade normal porquê qualquer outra.

Não há qualquer previsão de lançamento para a prolongamento. Na verdade, até mesmo esse capítulo passou por atrasos constantes. O jogo nasceu no Kickstarter em 2017, ultrapassou sua meta e foi prometido para 2019. Em 2019, ele foi prorrogado para 2020. Em 2020, ele foi prorrogado para 2021 e agora sim nós podemos ver porquê ficou… um terço da façanha proposta.

Se você não se importa em jogar um título incompleto, se é um otimista incorrigível que acredita na prolongamento em breve ou se somente deseja soltar algumas risadas em meio a alguns eventos constrangedores, logo Cyanide & Happiness – Freakpocalypse foi feito para você. Caso contrário, sempre teremos os quadrinhos e as animações para saciar nossa vontade de rir da desgraça.

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